
Pretende-se nessas discussões falar sobre a TV e a forma como é possível construir conhecimento através da mesma. Para tanto faz-se mister iniciar com um breve conceito de televisão ao longo da história, suas modificações e as diversas posições de autores no que diz respeito à sua influência (positiva e/ou negativa) para os telespectadores.
Considerada por Ferrés (1998) como o maior e mais surpreendente instrumento de socialização existente, é a televisão o meio mais eficaz de atrair a atenção humana por um longo espaço de tempo por ser ela uma mistura entre visão e áudio capaz de fascinar e levar o homem à lugares nunca antes contemplados, o que a diferencia de outros tipos de meios comunicativos (embora estes tenham seu valor). A tv é, indiscutivelmente, um poderoso meio de produção de conhecimento e veiculação das mais varidas informações. Ela consegue englobar o universo da linguagem escrita com o audiovisual, o que a torna tão atrativa para milhares de espectadores em todo o mundo. " A televisão pode ser considerada o meio áudio-escrito-visual por excelência: define-se basicamente pela imagem, mas incorpora com muita propriedade o som e a escrita." (COUTINHO, 1999)
Vale ressaltar que o conceito de televisão vem do
grego tele - distante e do
latim visione - visão. E que essa idéia de exibição de imagens não é atual, pois em 1884 já usava-se um instrumento capaz de captar imagens, o chamado "telescópio elétrico". E em 1923 Vladimir Zworykin produziu a primeira câmara de televisão do mundo, o iconoscópio, revelando que embora esse meio de comunicação de massa se renove constantemente - a exemplo da tv digital - é um instrumento explorado há muito tempo atrás e que vem surprendendo desde então. No que se refere à exibição de imagens coloridas, o mundo só pôde contemplar em 1954, na rede norte-americana NBC, sem contar no pouco acesso desse aparelho, principalmente no início da sua propagação, onde percebemos que somente pessoas de alto poder aquisitivo poderiam possuí-lo. Atualmente a realidade é outra. Grande parte dos brasileiros possuem um aparelho televisivo em casa, não somente por causa do seu custo, mas principalmente por conta da cultura implantada em nosso meio de que a televisão é um dos únicos meios de lazer accessível à massa.
Diante desse acesso massificado da tv começam a surgir estudos e pesquisas com a finalidade de discutir a influência desse aparelho presente na maioria das casas e no cotidiano de milhares de crianças. Assunto este que será abordado no decorrer das posteriores discussões... ( Jamile Gonçalves)