quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Evolução!!



Como a evolução da TV influencia em nossa vida?

Tv digital para poucos



Para desfrutar de toda qualidade de imagens e sons, serão necessários aparelhos de TV compatíveis com o novo padrão, utilizando tela de cristal líquido (LCD) ou plasma. Além de serem acessíveis para poucos, esses equipamentos ainda não possuem o receptor digital embutido. Nesse caso será necessário adquirir um receptor externo chamado Set Top Box.


A classe desfavorecida fica sem os privilégios da tecnologia.

Tecnologia = privilegiados!! O que devemos fazer para mudar essa realidade?

terça-feira, 8 de setembro de 2009

TELEVISÃO: LIXO???




Diante de todas discussões abaixo realizadas a cerca da televisão e sua forma de produzir conhecimento, o que podemos concluir? Será a que a tv somente contribui para a alienação do telespectador? Seria apenas LIXO o conteúdo exibido por este meio de comunicação tão utilizado em todo o mundo, ou realmente só é LIXO pra quem não sabe usá-la?




Pode a televisão ser uma auxiliar eficaz no processo ensino-aprendizagem em toodos os níveis de ensino? Pensemos a respeito destas indagações... (Jamile Gonçalves)

TV Digital...


A Televisão digital, ou TV digital, usa um modo de modulação e compressão digital para enviar vídeo, áudio e sinais de dados aos aparelhos compatíveis com a tecnologia, proporcionando assim transmissão e recepção de maior quantidade de conteúdo por uma mesma freqüência (canal).

... e então, o que dizer dessa grande evolução no mundo tecnológico? (Jamile Gonçalves)

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

A televisão e o Ensino a Distância

Televisão: ferramenta importante do ensino a distância

Iniciado nos anos 70 com o antigo Telecurso 1º e 2º graus, na época transmitido pela TV aberta do Brasil, hoje o Ensino a Distância é uma realidade cada vez mais presente no dia-a-dia do cidadão. Até as universidades públicas como a Uneb, tem aderido a esse modelo de educação que sem dúvida veio pra ficar.
Hoje o ensino a distância em sua maioria vem sendo utilizado como um dos objetivos principais, levar o conhecimento do Ensino Superior à comunidades de difícil acesso como na Região Amazônica, pois, “É na Região Norte que os cursos a distância mais avançam. As matrículas cresceram 940% em três anos. O Amazonas multiplicou as salas de aula com uma tecnologia pioneira, que inclui cenário e lousa virtuais, tudo via satélite.” D
essa forma os governos dessa região tem se valido desse recurso para levar a essas populações a oportunidade de cursar uma graduação ou mesmo compensar anos de deficiência ou atraso desses estudantes em relação ao Ensino Básico.
Com base em dados como estes, já se torna possível imaginar num futuro não muito distante, que o “Ensino Virtual” ou a distância veio sim para ficar e poderá vir a ser num dado momento poderosa ferramenta do Estado, tanto do ponto de vista economico quanto em relação ao seu poder de alcance, um aliado poderoso na Educação Pública do Brasil. (Carlos Eduardo)

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O conhecimento e a sua produção.


A todo o momento nos referimos ao conhecimento como algo necessário, mas afinal, como produzi-lo? Para se produzir conhecimento é mais do que necessário o acesso à pesquisa, pois sem a mesma não se validam os fatos e as informações perdem seu caráter científico passando a ser meras suposições. No que se refere à escola, esta deve propor aos aprendizes situações-problema capazes de induzi-los às indagações, aos questionamentos tornando-os efetivos pesquisadores. Para que isso aconteça é mister que os professores enquanto mediadores do processo ensino-aprendizagem não somente “transmita” conhecimento mas ensine os indivíduos envolvidos neste processo à pensar, e de acordo com Freire (1996) corporifique a palavra através do exemplo, de forma que antes de induzir os alunos, necessariamente sejam efetivos pesquisadores para que seu discurso não se distancie da prática.
Por ser a pesquisa considerada um passaporte para a autonomia, sendo que a mesma possibilita a liberdade de pensamento daqueles que a utilizam como instrumento para a produção de conhecimento, nota-se pouco investimento nesta área uma vez que o povo instruído é sinônimo de reivindicação e inconformismo. Mesmo sendo considerada um aparelho ideológico de perpetuação da cultura hegemônica, cabe à escola, enquanto espaço institucionalizado para o ensino – o qual deveria ser de qualidade - tomar uma posição diante desse modelo de ensino tradicional e constrangedor que tem formatado seu currículo, resumindo-o à simples reprodução e que tem condicionado seu público à alienação. E uma forma de alcançar esse objetivo é investir fortemente em um ensino fundamentado na pesquisa, o qual dará ao educando total autonomia para ser autor do seu próprio conhecimento.
Diante do exposto, de que forma a televisão pode incentivar a pesquisa e contribuir para a emancipação do indivíduo, se por vezes ela também induz à alienação, como bem discutido anteriormente? (Jamile Gonçalves)

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

TV e Escola


A TV há muito tempo já está presente na escola. Nas conversas entre os alunos, nos brinquedos, nas revistas que trazem para ler, nos objetos didáticos etc.. Ela entra sem pedir licença. Mas nem sempre a escola percebe isso ou vê a TV de uma forma negativa. Esquecendo que a mesma tomou parte do lugar de muitas instituições tradicionais e que deve ser vista como uma forma de socialização e produção de conhecimento dentro da escola, pois a TV está aí, em toda parte, é impossível negar essa realidade.

Muitas crianças passam maior parte do seu dia em frente à um aparelho de televisão do que na própria escola, então, por que não trazer seus conteúdos para serem analisados e adaptados dentro da instituição escolar para que a educação aconteça de forma prazerosa e produtiva? Eis uma alternativa para que a escola enquanto instituição formadora alcance seus objetivos tão perdidos ao longo da história.
(imagem: 624 x 415 - 28k - jpeg /saudelar.com)

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

TV NO BRASIL

Com sua pré-estréia no dia 3 de abril de 1950 na cidade de São Paulo, a televisão brasileira nasce para mudar a forma como o conhecimento é transposto à sociedade. Desse momento em diante o que é vinculado à tv transforma-se em verdade. A tv é utilizada como uma feramenta de manobra da massa popular. Na era digital ela está presente em quase 100% dos domicilios brasileiros, levando em tempo real o conhecimento do que está ocorendo no planeta. (Robson Argolo)

Televisão e conhecimento!

Como já falamos anteriormente a televisão é um meio de informação muito utilizado pela massa. Porém percebemos que normalmente não há nenhuma preocupação por parte das pessoas em assistirem programas que realmente contribua para o aumento do seu conhecimento - quando falamos em conheciemnto aqui, nos referimos ao conhecimento adiquirido atráves de canais e programas educativos - não somente utilizando-a como meio de entretenimento, levando em consideração que a televisão pode não nos roubar o sangue, mas rouba-nos algo de suma importância: o tempo. Diante de tudo isso precisamos refletir o que faremos com o nosso tempo e o de nossa familia: se vamos continuar perdendo tempo ou vamos procurar mudar os nossos habitos em frente a TV para que possamos usufruir dos benefícios que a mesma pode nos proporcionar desde que a utilizemos de forma inteligente. (Geiza Cardoso)

terça-feira, 18 de agosto de 2009

A TV e a produção do conhecimento.



A tv é um dos meios de informação mais acessivél a populção Brasileira, pesquisas comprovam que 97,1 % das casas no Brasil possuem a televisão, levando em consideração esses dados percebemos que esta é uma das formas mais eficaz de produção de conhecimento. Porém é preciso repensarmos que conhecimento está sendo passado pela TV? Essas pessoas tem tido acesso a que tipo de informação? Será que realmente estamos produzindo conhecimento? Como a Tv era concebida no inicio aqui no Brasil e como foi mudando com o passar dos anos? Essas e outras questões estaremos pensando no decorrer de nosso trabalho. (Geiza Cardoso)

Introdução


Pretende-se nessas discussões falar sobre a TV e a forma como é possível construir conhecimento através da mesma. Para tanto faz-se mister iniciar com um breve conceito de televisão ao longo da história, suas modificações e as diversas posições de autores no que diz respeito à sua influência (positiva e/ou negativa) para os telespectadores.

Considerada por Ferrés (1998) como o maior e mais surpreendente instrumento de socialização existente, é a televisão o meio mais eficaz de atrair a atenção humana por um longo espaço de tempo por ser ela uma mistura entre visão e áudio capaz de fascinar e levar o homem à lugares nunca antes contemplados, o que a diferencia de outros tipos de meios comunicativos (embora estes tenham seu valor). A tv é, indiscutivelmente, um poderoso meio de produção de conhecimento e veiculação das mais varidas informações. Ela consegue englobar o universo da linguagem escrita com o audiovisual, o que a torna tão atrativa para milhares de espectadores em todo o mundo. " A televisão pode ser considerada o meio áudio-escrito-visual por excelência: define-se basicamente pela imagem, mas incorpora com muita propriedade o som e a escrita." (COUTINHO, 1999)

Vale ressaltar que o conceito de televisão vem do grego tele - distante e do latim visione - visão. E que essa idéia de exibição de imagens não é atual, pois em 1884 já usava-se um instrumento capaz de captar imagens, o chamado "telescópio elétrico". E em 1923 Vladimir Zworykin produziu a primeira câmara de televisão do mundo, o iconoscópio, revelando que embora esse meio de comunicação de massa se renove constantemente - a exemplo da tv digital - é um instrumento explorado há muito tempo atrás e que vem surprendendo desde então. No que se refere à exibição de imagens coloridas, o mundo só pôde contemplar em 1954, na rede norte-americana NBC, sem contar no pouco acesso desse aparelho, principalmente no início da sua propagação, onde percebemos que somente pessoas de alto poder aquisitivo poderiam possuí-lo. Atualmente a realidade é outra. Grande parte dos brasileiros possuem um aparelho televisivo em casa, não somente por causa do seu custo, mas principalmente por conta da cultura implantada em nosso meio de que a televisão é um dos únicos meios de lazer accessível à massa.

Diante desse acesso massificado da tv começam a surgir estudos e pesquisas com a finalidade de discutir a influência desse aparelho presente na maioria das casas e no cotidiano de milhares de crianças. Assunto este que será abordado no decorrer das posteriores discussões... ( Jamile Gonçalves)