sexta-feira, 28 de agosto de 2009

TV e Escola


A TV há muito tempo já está presente na escola. Nas conversas entre os alunos, nos brinquedos, nas revistas que trazem para ler, nos objetos didáticos etc.. Ela entra sem pedir licença. Mas nem sempre a escola percebe isso ou vê a TV de uma forma negativa. Esquecendo que a mesma tomou parte do lugar de muitas instituições tradicionais e que deve ser vista como uma forma de socialização e produção de conhecimento dentro da escola, pois a TV está aí, em toda parte, é impossível negar essa realidade.

Muitas crianças passam maior parte do seu dia em frente à um aparelho de televisão do que na própria escola, então, por que não trazer seus conteúdos para serem analisados e adaptados dentro da instituição escolar para que a educação aconteça de forma prazerosa e produtiva? Eis uma alternativa para que a escola enquanto instituição formadora alcance seus objetivos tão perdidos ao longo da história.
(imagem: 624 x 415 - 28k - jpeg /saudelar.com)

2 comentários:

  1. É preciso que os professores saibam utilizar essa ferramenta, para não acabar repetindo os mesmo erros de aplicar para passar o tempo, mas pensar no objetivo que pretende atingir, fazendo discursões, mediando e trocando conhecimentos.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você Geiza, não adianta se mudar apenas as ferramentas,mas é necessário mudar a forma de ensino-aprendizagem. Ter esta ferramenta em sala de aula é muito bom para enriquecimento das aulas, quando se utiliza de forma adequada , para mediar discussões sobre determinado tema, e não apenas para "enrolar".

    ResponderExcluir