sexta-feira, 28 de agosto de 2009

TV e Escola


A TV há muito tempo já está presente na escola. Nas conversas entre os alunos, nos brinquedos, nas revistas que trazem para ler, nos objetos didáticos etc.. Ela entra sem pedir licença. Mas nem sempre a escola percebe isso ou vê a TV de uma forma negativa. Esquecendo que a mesma tomou parte do lugar de muitas instituições tradicionais e que deve ser vista como uma forma de socialização e produção de conhecimento dentro da escola, pois a TV está aí, em toda parte, é impossível negar essa realidade.

Muitas crianças passam maior parte do seu dia em frente à um aparelho de televisão do que na própria escola, então, por que não trazer seus conteúdos para serem analisados e adaptados dentro da instituição escolar para que a educação aconteça de forma prazerosa e produtiva? Eis uma alternativa para que a escola enquanto instituição formadora alcance seus objetivos tão perdidos ao longo da história.
(imagem: 624 x 415 - 28k - jpeg /saudelar.com)

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

TV NO BRASIL

Com sua pré-estréia no dia 3 de abril de 1950 na cidade de São Paulo, a televisão brasileira nasce para mudar a forma como o conhecimento é transposto à sociedade. Desse momento em diante o que é vinculado à tv transforma-se em verdade. A tv é utilizada como uma feramenta de manobra da massa popular. Na era digital ela está presente em quase 100% dos domicilios brasileiros, levando em tempo real o conhecimento do que está ocorendo no planeta. (Robson Argolo)

Televisão e conhecimento!

Como já falamos anteriormente a televisão é um meio de informação muito utilizado pela massa. Porém percebemos que normalmente não há nenhuma preocupação por parte das pessoas em assistirem programas que realmente contribua para o aumento do seu conhecimento - quando falamos em conheciemnto aqui, nos referimos ao conhecimento adiquirido atráves de canais e programas educativos - não somente utilizando-a como meio de entretenimento, levando em consideração que a televisão pode não nos roubar o sangue, mas rouba-nos algo de suma importância: o tempo. Diante de tudo isso precisamos refletir o que faremos com o nosso tempo e o de nossa familia: se vamos continuar perdendo tempo ou vamos procurar mudar os nossos habitos em frente a TV para que possamos usufruir dos benefícios que a mesma pode nos proporcionar desde que a utilizemos de forma inteligente. (Geiza Cardoso)

terça-feira, 18 de agosto de 2009

A TV e a produção do conhecimento.



A tv é um dos meios de informação mais acessivél a populção Brasileira, pesquisas comprovam que 97,1 % das casas no Brasil possuem a televisão, levando em consideração esses dados percebemos que esta é uma das formas mais eficaz de produção de conhecimento. Porém é preciso repensarmos que conhecimento está sendo passado pela TV? Essas pessoas tem tido acesso a que tipo de informação? Será que realmente estamos produzindo conhecimento? Como a Tv era concebida no inicio aqui no Brasil e como foi mudando com o passar dos anos? Essas e outras questões estaremos pensando no decorrer de nosso trabalho. (Geiza Cardoso)

Introdução


Pretende-se nessas discussões falar sobre a TV e a forma como é possível construir conhecimento através da mesma. Para tanto faz-se mister iniciar com um breve conceito de televisão ao longo da história, suas modificações e as diversas posições de autores no que diz respeito à sua influência (positiva e/ou negativa) para os telespectadores.

Considerada por Ferrés (1998) como o maior e mais surpreendente instrumento de socialização existente, é a televisão o meio mais eficaz de atrair a atenção humana por um longo espaço de tempo por ser ela uma mistura entre visão e áudio capaz de fascinar e levar o homem à lugares nunca antes contemplados, o que a diferencia de outros tipos de meios comunicativos (embora estes tenham seu valor). A tv é, indiscutivelmente, um poderoso meio de produção de conhecimento e veiculação das mais varidas informações. Ela consegue englobar o universo da linguagem escrita com o audiovisual, o que a torna tão atrativa para milhares de espectadores em todo o mundo. " A televisão pode ser considerada o meio áudio-escrito-visual por excelência: define-se basicamente pela imagem, mas incorpora com muita propriedade o som e a escrita." (COUTINHO, 1999)

Vale ressaltar que o conceito de televisão vem do grego tele - distante e do latim visione - visão. E que essa idéia de exibição de imagens não é atual, pois em 1884 já usava-se um instrumento capaz de captar imagens, o chamado "telescópio elétrico". E em 1923 Vladimir Zworykin produziu a primeira câmara de televisão do mundo, o iconoscópio, revelando que embora esse meio de comunicação de massa se renove constantemente - a exemplo da tv digital - é um instrumento explorado há muito tempo atrás e que vem surprendendo desde então. No que se refere à exibição de imagens coloridas, o mundo só pôde contemplar em 1954, na rede norte-americana NBC, sem contar no pouco acesso desse aparelho, principalmente no início da sua propagação, onde percebemos que somente pessoas de alto poder aquisitivo poderiam possuí-lo. Atualmente a realidade é outra. Grande parte dos brasileiros possuem um aparelho televisivo em casa, não somente por causa do seu custo, mas principalmente por conta da cultura implantada em nosso meio de que a televisão é um dos únicos meios de lazer accessível à massa.

Diante desse acesso massificado da tv começam a surgir estudos e pesquisas com a finalidade de discutir a influência desse aparelho presente na maioria das casas e no cotidiano de milhares de crianças. Assunto este que será abordado no decorrer das posteriores discussões... ( Jamile Gonçalves)